De segunda a sexta das 08h às 17h
Qd. 10 Lt.41 SL105 ET 'A' Valparaiso I - Valparaiso de Goiás - GO
Filiado
Na próxima semana, prefeitos do Entorno discutem adoção de medidas restritivas
Chefes do Executivo de quatro cidades goianas do Entorno pretendem se reunir com representantes do Ministério Público e com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), na próxima semana, para decidir quais medidas restritivas adotar devido ao avanço da pandemia da covid-19. Os prefeitos de Luziânia, Novo Gama, Cidade Ocidental e Valparaíso de Goiás discutiram o tema juntos, ontem. No entanto, a decisão foi por esperar o retorno das comissões de crise das respectivas cidades para definir as ações junto ao Palácio do Buriti. A discussão coloca em jogo a possibilidade de decreto de lockdown nos municípios.
O prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (DEM), ressaltou que a decisão não deve ser precipitada. “Uma medida restritiva isolada para nossas cidades, levando em conta que nossa população se desloca todos os dias para o DF e volta, não teria eficiência. Certamente, teremos de discutir esse assunto para decidir quais as melhores medidas a tomar”, afirmou Diego, que pediu compreensão por parte da população. “Continuem com uso de máscara, álcool em gel e evitem aglomerações, para que a gente possa, com a benção de Deus, escolher qual o caminho. Não podemos banalizar a vida, mas também temos de garantir a saúde das atividades econômicas”, declarou.
Luziânia e Valparaíso são algumas das cidades em que circula a variante britânica do novo coronavírus. Vale lembrar que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou que a cepa está em circulação no Distrito Federal desde dezembro. A reportagem tentou contato com a assessoria do governador Ibaneis e com o chefe do Executivo para saber se ele participará da reunião na próxima semana, mas não teve resposta até a última atualização desta matéria.
A situação do Entorno preocupa porque afeta o sistema de saúde do DF. Em mapa divulgado na quarta-feira (17/2) pela Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), a região que compreende os municípios de Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cristalina, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso estava entre as áreas com cenário de calamidade. A recomendação da pasta, diante desse caso, é a interrupção de todas as atividades — exceto supermercados, farmácias, postos de combustíveis ou serviços de urgência e emergência em saúde.